O medicamento manipulado é aquele que atende a uma prescrição médica personalizada e é elaborado individualmente na composição e dosagem certa para cada paciente.
O remédio manipulado é produzido na quantidade exata, com ativos e excipientes adequados para cada pessoa. Ele é 100% confiável, eficaz e ainda é mais barato que as versões vendidas em drogarias.
Nem todo medicamento precisa de receita, existem alguns produtos que podem, sim, serem manipulados sem receita médica. Inclusive, alguns medicamentos manipulados podem ser indicados por farmacêuticos através da prescrição farmacêutica, conforme resolução do Conselho Federal de Farmácia CFF nº 586/13. Dessa forma, os profissionais de farmácia podem sugerir alguns produtos com finalidade terapêutica.
O álcool poderá diminuir ou aumentar a ação do medicamento, interferindo no seu tratamento. Converse com seu farmacêutico ou com o médico para obter a orientação correta sobre cada caso.
A farmácia deve oferecer-lhe assistência farmacêutica. Portanto, verifique se o farmacêutico está presente. Ele é o profissional habilitado a dar-lhe a orientação correta sobre o seu medicamento.
Não! Por serem produzidos com base em fórmulas personalizadas, ou seja, prescritas para atender a casos específicos, os medicamentos manipulados não devem ser emprestados.
Se você estiver tomando algum medicamento, avise o seu médico no ato da consulta. Se precisar de outra medicação durante o tratamento, avise o seu médico sobre o remédio que já está tomando.
São diversas as vantagens dos medicamentos manipulados, dentre elas:
Economia: O medicamento manipulado é prescrito pelo médico na quantidade e dosagem exatas para o sucesso de seu tratamento. Não há sobras, por isso, você paga somente pelo que vai utilizar;
Personalização: Somente na farmácia de manipulação é possível que o médico prescreve o medicamento com doses diferenciadas que atendam às necessidades específicas de cada paciente;
Qualidade Garantida: As farmácias de manipulação seguem todas as normas determinadas pelo Ministério da Saúde. A qualidade das matérias-primas e o processo de manipulação são rigorosamente e periodicamente fiscalizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
Facilidade no tratamento: Existem doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Assim, para facilitar o tratamento, o médico pode prescrever apenas um único medicamento para ser manipulado que possua associação de todas as matérias primas necessárias para o tratamento.
Não. A medicação deve ser usada durante o período prescrito pelo seu médico/farmacêutico e somente ele poderá autorizar sua interrupção.
Não. O prazo de validade do medicamento deve ser sempre respeitado.
© Todos os direitos Reservados - Pharmacia de Manipulação e Homeopatia Melissa
Produzido por In Design